Design de Moda Models

Design de Moda

Tecnológico I 4 semestres

Sobre o curso

O curso tem como objetivos capacitar os alunos em uma perspectiva plural de conhecimentos. O futuro profissional de Design de Moda é sensibilizado para o desenvolvimento de sua capacidade criativa por meio de metodologias de pesquisa, domínio de linguagens e aplicação de técnicas, além de despertar sua capacidade de análise e interpretação das tendências do universo da moda e suas aplicabilidades no mercado e na indústria, por meio de uma postura crítica e empreendedora.

Com as novas demandas que passaram a integrar o contexto contemporâneo da profissão, o curso de Design de Moda atende às exigências de um mercado de trabalho dinâmico e competitivo e, por essa razão, o designer de moda tem sido mais valorizado e necessário atualmente. Mais que “estar na moda”, o curso reflete sobre questões do vestuário relacionadas à sustentabilidade do ambiente e do âmbito social em que a moda se encontra.

A duração mínima do curso é de sete semestres (três anos e meio). A matriz curricular compreende disciplinas voltadas para o estudo de conceitos estéticos e humanistas, disciplinas técnicas e tecnológicas, disciplinas de gestão e de projeto. Assim, o estudante entra em contato com áreas como desenho, linguagem visual, história da arte, história da indumentária e da moda, computação gráfica, pesquisa e criação, processos de modelagem e costura, processos têxteis, tecnologia da confecção, marketing de moda e gestão de negócios, dentre outras. Este conjunto de conhecimentos permite ao aluno conceituar e conceber projetos na área da moda, de maneira a estar preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Mercado de trabalho

A indústria da moda está intrinsecamente ligada à cadeia produtiva têxtil e considerando-se que o conceito de design está ligado a todas as atividades que trabalham com a concepção de projeto, o Tecnólogo em Design de Moda da Faculdade Paulista de Artes será um profissional que poderá auxiliar na criação e desenvolvimento de peças de vestuário e acessórios, viabilizar composições gráficas na criação de tecelagem e estamparia, em atividades como pesquisa de tendências ou outras áreas como auxiliar no gerenciamento de produção e gestão de materiais, na produção de moda ou visual merchandising.